O tão falado conteúdo: Poder do Blog para empreendedores e escritores

Blog: como fazer uma produção constante de conteúdo com 11 elementos que garantem o sucesso da postagem. Essa é uma republicação do artigo de mesmo nome no meu site, que pode ser lido aqui.

 

“Mas afinal, o que é esse tão falado conteúdo?”

 Oi, aqui é Vagner Abreu, “fabulosos poderes mágicos” fizeram eu sair da minha tumba para finalmente, depois de dias sem postagens, vir aqui comentar sobre essa que é uma pergunta frequente de empresários e jovens escritores na minha caixa de e-mail.Todos os Dias.
 
Eu prometo apresentar a resposta até o final deste artigo. E se você ficar comigo até lá, também irá descobrir:
 
  • Porque produzir Conteúdo de Qualidade irá ajudar a sua carreira. Seja você um empreendedor, empresário ou um futuro autor publicado (escritor).
  • Qual o método que eu uso para escrever Blog Posts (ou artigos) de qualidade para os meus clientes e como você pode aprender esse método, simplesmente seguindo 11 passos.
  • A importância do Blog na estratégia de comunicação de qualquer artista, profissional, empresa ou líderes de pensamentos.
  • E a pergunta que não quer calar: Afinal, o que é o tão falado conteúdo e porque alguns profissionais conseguem vender mais e ter mais sucesso através dele?

 

Se interessa por todos esses temas? Então, recomendo a leitura deste post até o final. Em qualquer momento, você poderá encontrar uma surpresa 😉

Tá certo? Então vamos ao que interessa.

 

Momento Etimológico

 

 

A melhor palavra que eu uso para descrever minha profissão é “escritor”.

Afinal, há tantos termos que poderia usar: Produtor de Conteúdo, Copywritter, Redator, Repórter, Assessor de Imprensa. “Eu tenho tantos nomes”, como disse Al Pacino em O Advogado do Diabo. Porém, acredito que “escritor” define muito bem o que faço.

E o que faço é contar a história de marcas e profissionais dos mais diversos segmentos. E por contar história entenda: mostrar como os produtos ou serviços de meus clientes são o Ponto de Virada (da queda para o sucesso) de seus públicos-alvos; criar uma narrativa personalizada para suas marcas e alinhar essa história à expectativa de seus consumidores.

Mas para descomplicar, meu trabalho a maior parte do tempo é escrever textos para os sites e blogs dos meus clientes 🙂

Mas nem foi sempre assim. Nem sempre tive essa visão precisa sobre mim e minha profissão.

 

Sou Mais Um “Writer” do Que Um Escritor

Perdi muito tempo esperando a aceitação das pessoas.

Cansei de ter que responder “ainda não tenho um livro publicado, você pode conferir meu material no site tal”, quando os outros me perguntavam: “Mas se você é escritor, cadê o seu livro?”

Em parte é por causa de associarmos, aqui no Brasil, o termo “escritor” ao autor de livros. Até mesmo alguns dicionários definem essa profissão desta forma.

“Autor de livros literários ou científicos.”

– Dicionário Online

 Já o Michaelis foi um pouco mais generoso conosco:

“1.Indivíduo que escreve.

2 Autor de obras escritas, sejam literárias, sejam culturais, científicas etc., em especial, textos de ficção.”
Acredito que isso se deva ao fato deste dicionário ser gringo.
 
No inglês o termo “writer” é uma palavra bem genérica e que serve muito bem para designar qualquer tipo de profissional que trabalha com escrita. Um jornalista que escreve uma matéria pode ser facilmente chamado de “escritor” ao mesmo passo que lá, ao invés de “matérias” eles escrevem “story”, como costumam falar.
 
Ou seja, você não precisa ser um Ernest Hemingway, William Shakespeare, Mary Shelley ou qualquer outro romancista para definir-se como “escritor” e contar uma “história” de acordo com o inglês.
 
E mesmo ciente de tudo isso, levei algum tempo até me definir como escritor.
 
 

“Eu Quero Lutar, Mas Não Com Essa Farda”

 
Hoje, depois do lançamento do meu conto na antologia físicaCrônicas da Tormenta Vol. 2, com diversos outros projetos literários sendo encaminhados, é muito fácil vestir essa farda.
 
Mas não foi com o lançamento deste livro (que ocorreu em dezembro do ano passado) que eu me senti escritor. Também não foi quando ganhei meu primeiro tostão escrevendo para Blogs – lá no longínquo ano de 2010.
 
Na verdade eu me “oficializei” escritor a partir do momento em que o Vida de Escritor.
Acontece que, no começo, escrever foi sempre algo que eu fiz por diversão.
 
O troco que entrava é mais como uma renda extra, eu tinha um “outro emprego” para pagar as contas e ajudar meus familiares. Era quase como o meu Marketing Multinível, só que eu nunca enchi o saco de ninguém para me ler.
 
Foi só em meados de 2014 que o jogo se inverteu, grande parte por causa do apoio de um amigo muito especial que via valor no meu trabalho (beijos pra vc), e eu passei a faturar mesmo com a escrita. Num nível que já poderia me sustentar sozinho só com texto. Vale sempre citar a experiência de 2012 como repórter – embora com aquele salário, fosse complicado “se sustentar”.
 
Todavia, ainda assim eu escapava de declarar-me como escritor.
 

O Poder do Blog

 

 

Só através da criação de um Blog, pude compartilhar e continuar minha jornada como escritor. Consegui diversos parceiros de negócios que me permitiram praticar a arte de usar palavras para causar impacto na audiência.
 
 
Através da produção em blog, pude dividir o que aprendi. Algumas dessas coisas, muitas vezes são fresquinhas – algo que eu pesquisei, tive pouca oportunidade de testar e já vim aqui contar para você como funcionam. Uma técnica nova que você pode usar.
 
 
Através de meu blog, das trocas de e-mail e das mensagens que recebo na fanpage eu finalmente me senti escritor.
 
 
Mas por que isso aconteceu?
 
 
Porque minha meta principal nunca foi segurar qualquer informação, ou vir aqui e contar o segredo que pode ajudar milhões de empreendedores ou jovens autores a escreverem excelentes textos para blog ou criarem obras literárias dignas de ser o próximo seriado da HBO.
 
 
O que estou conseguindo fazer é simplesmente dar DE GRAÇA alguns dos melhores textos que eu escrevo. Tanto é verdade que hoje, eu vou permitir que você tenha acesso a um livro que escrevi em 2015, ele fala sobre Criação de Conteúdo; e você poderá acessá-lo gratuitamente.
 
 
Mas antes de eu passar o link de download, ainda tem algumas coisinhas sobre a importância do Blog que eu gostaria que você soubesse, ok?
 
 

O Poder do Grátis

 “O jeito de fazer negócios mudou. A sua reputação nunca foi tão importante como é agora. Vivemos em um mundo de vidro, totalmente transparente, em que nossa reputação é construída a cada postagem, comentário ou vídeo que assistimos. A cada serviço que contratamos ou que prestamos. A cada sorriso ou aperto de mão (inclusive os que deixamos de dar).
 
Somos o centro de uma grande rede de relacionamentos baseada em credibilidade e autenticidade. Nossa palavra vale mais que um contrato, nosso conhecimento mais que um anúncio, nosso legado pode ser maior que nossas realizações de carreira.
 
Então as regras do jogo mudaram. Dinheiro não é a moeda mais importante. Seu nome agora é seu capital, seu ativo.”
 
 
Esta citação pode ser encontrada no incrível livro Legacy Leaders: Guia dos Líderes de Reputação, escrito pelo meu amigo e conselheiro de reputação Christian Mendes. O Chris é um especialista em ajudar pessoas a criarem negócios diferenciados através de itens únicos em suas personalidades.
 
Gosto de pensar que o sonho da Oversize (a empresa dele) é “encontrar meios de como você, seu projeto ou sua empresa podem realizar os seus [sonhos]”. Posso estar enganado, mas o objetivo dele é criar empresas mais HUMANAS.
 
E por que estou vendendo o peixe dele?
 
Bem, fora a comissão que ele está me pagando (brincadeirinha), com o meu Conselheiro de Reputação eu aprendi o valor em transmitir conhecimento gratuitamente através da internet.
 
O que nos leva ao próximo tópico deste artigo.
 
 

Por que Fazer Marketing de Conteúdo?

Basicamente porque na Era da Informação, em que existem tantas pessoas compartilhando postagens sem fontes sérias ou as vezes sem nem ler o artigo compartilhado, entregar conteúdo gratuitamente é a melhor maneira de engajar-se com seu público-alvo e crescer sua rede de contatos.

Através da criação de material educativo, valioso e útil para as pessoas que podem vir um dia comprar da sua empresa. Ou não.

 

A Vantagem do Conteúdo Para Empreendedores:

 

 

Para empreendedores, consultores e coach, o Conteúdo gera posicionamento e cria saldo emocional nas pessoas que acompanham suas publicações, criando uma percepção positiva no seu público e aumentando suas vendas, criando a possibilidade de ter um cliente fidelizado e até evangelizador da sua marca.

Conteúdo é o segredo de muitas das marcas que as pessoas adoram e tem prazer em indicar.

Além disso, gerando Conteúdo de Qualidade a sua empresa:

 

  • Melhora o relacionamento com clientes, reduzindo a capacidade deles serem impactados pela concorrência.
  • Aumenta o engajamento com sua marca, já que pesquisas mostram que empresas que fazem contato com os clientes apenas para vender mais, enquanto o Conteúdo busca uma relação de confiança mútua.
  • Não fazer Marketing de Conteúdo pode torná-lo invisível para seu público, principalmente quando os seus concorrentes fazem qualquer forma de divulgação.
  • Conteúdo também pode aumentar suas vendas, muito importante para empresas que já tem um mix de produtos ou serviços e desejam que seus clientes comprem a versão mais cara ou barata.
  • Ajuda a trabalhar seu pós-venda, uma vez que 70% da receita de uma empresa vem dos clientes fidelizados que “voltam sempre” para comprar mais tarde.

 

A Vantagem do Conteúdo Para Escritores:

 

 

E para os escritores (e empresários interessados em suas audiências, por que não?) que me seguem, ter um blog e dividir gratuitamente o que você sabe, além de todas as vantagens relatadas até aqui, te permite:
 
  • Praticar a escrita e entender como o conteúdo que você produz, afeta as pessoas.
  • Pesquisar os mais diversos assuntos e criar uma base de leitura.
  • Relacionar-se com seus leitores e descobrir como agradar a sua necessidade de escrever com a vontade de leitura deles. Colher feedback.
  • Fazer experimentações com formatos de textos diferentes (e-mail marketing, e-book, blog post, notícia, etc).
  • Entender quem são os consumidores do mercado em que você pretende entrar no futuro.

E talvez a dica mais valiosa para aqueles querem ver seu livro publicado, ter um blog te permite formar um público. Nove em cada Dez editoras avaliam isso quando vão publicar o livro de um novo autor no Brasil. Ter um público formado representa venda certa para as editoras.

Por que você acha que a febre os livros de YouTubers sustentaram o mercado livreiro em 2016?

 

As 11 Etapas Para Escrever Um Post de Sucesso

Não julgue esse livro pela capa. É feio, mas bem útil 😉

Se você chegou até aqui e está interessado em ter um blog com o tão falado conteúdo – seja para a sua marca ou para sua carreira de escritor – talvez se interesse pela dica vou compartilhar agora.

Eu dividi todo o processo de escrever um Blog Post (ou Artigo para Blog) cativante e vendedor em 11 etapas. E reuni esse passo a passo no e-book “BlogPost Guide”. Com ele você vai conhecer um método fácil de seguir que te permitirá organizar o processo de escrita de post do seu site.

Então, não deixe de baixar o “BlogPost Guide” gratuitamente para aprender:

  • Como escrever uma título matador.
  • Como escrever uma introdução cativante.
  • Modos de organizar os seus posts.
  • Como otimizar seu post para SEO.
  • Dicas para escolher imagens para seus post.
  • E muito mais.

É só baixar, neste link.

Espero que você tenha gostado deste artigo, e eu te desafio a escrever nos comentários abaixo, quais foram os 3 insights que você coletou lendo esse post.

Se tiver qualquer dúvida sobre como ter um site, também é convidado a comentar. Estou a sua disposição.

Até Mais 🙂

PS: Não se esqueça de fazer download do meu e-book. Eu venderei a segunda edição dele, com mais informações, por R$ 49,90. Mas estou dando essa primeira edição dele de graça.

Vai que você gosta e queira comprar a segunda edição atualizada que será lançada em breve 😉

 

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Vagner Abreu é o idealizador e editor-chefe do Vida de Escritor e especialista em Inbound Marketing (o Marketing de Conteúdo), certificado pela Hobspot Academy, USA e Acadêmico em Letras Inglês/Português pela Unisinos.

  • Marcelo Oliveira

    Gosto muito de blog. Mesmo que hoje em dia você possa ter um site sem qualquer compromisso, o blog ele se torna ainda uma ferramenta importante por ter aquele aspecto de diário, de proximidade, de confissão com o seu público. Bacana o texto, muito elucidativo e esclarecedor.

    • vagnerdabreu

      Obrigado Marcelo. Que bom que gostou. Quando eu “blogo”, sempre penso na
      melhor forma de tornar o texto mais “Eu e Vc” e relação a meu leitor.