O modo mais simples para escritores conquistarem leitores, hoje

Antes de Correr Atrás de Sua Audiência e de Querer Ter Leitores, Entenda Porque Você Precisa Tornar-se Melhor.

Enquanto estava planejando o Vida de Escritor, aprendi uma lição tão inesperada que teria deixado Gandalf corroído de ciúmes.

Faz alguns anos que eu estava “internetando” por aí quando descobri que ser conhecido é fundamental para quem deseja ser um escritor de sucesso.

Ter leitores interessados no que você escreve e que pagariam por seu trabalho é fundamental para ter seu primeiro livro publicado ou para que a editora nunca deixe de levar seus livros à gráfica. Não é verdade?

Até é., mas esse tipo de pensamento faz nascer um comportamento que estraga o futuro de muitas pessoas que desejam ser autores. É o mesmo comportamento que faz nascer os tais escritores Superstars – veja mais detalhes na coluna que o Marcelo escreveu semana passada.

Mas, ok, ter uma audiência esperando seu conteúdo é necessário mesmo. Todo escritor, roteirista, blogueiro, editor, jornalista, marqueteiro sabe e espera conquistar isso.

O que eu não esperava era descobrir algo crucial e necessário criando o VdE.

Algo que fez toda a diferença na minha carreira…

 

Revelação

O que foi que eu descobri?

Simples, que antes de pôr o blog no ar não era tão bom escritor quanto pensava.

Mas deixe eu explicar em etapas:

  • Eu escrevi minha vida inteira: em minha lembrança mais antiga estou deitado de barriga no chão, a frente está um caderno, seguro também uma caneta e crio meus próprios gibis.
  • Dúvida que escrevo há tanto tempo? Veja tenho até um calo no dedo de tanto segurar a caneta. Meu pai dizia que era “calo de escritor”, mamãe queria que eu fosse jornalista…

20160121_201629

  • Sempre tirei as melhores notas em redação: principalmente quando o tema era livre. Lembro da professora, a Verinha, dizendo: “você tem ótimas ideias. Tantas que se perde e comete erros. Revise mais”. Obrigado por tudo Prof.
  • Sempre que possível, participo de Oficinas Literárias: ou converso com outros escritores para aprender mais.
  • Tornei-me colaborador frequente do blog Dínamo Studio com o Daniel HDR e Fabiano Silveira: justamente pela oportunidade de escrever nerdices. Mas, tornar-me conhecido graças ao ArgCast foi uma consequência positiva (já, já você saberá mais sobre essa “consequência positiva”).
  • Já cometi “loucuras” pela escrita: em 2012 deixei um emprego em que ganhava muito bem obrigado para ganhar R$ 800 como repórter de jornal e revista só para ter a oportunidade de redigir diariamente – chegando a ser pago até com cheque sem fundo.
  • Quando percebi que o jornal não teria nada para me ensinar: dei voo solo, trabalhando como freelancer em assessoria de imprensa na Avec Editora e hoje trabalho com Inbound Marketing sendo um Chief Content Officer – um dia explicarei mais sobre esse trampo muito legal e como viver de escrever online. Me cobre isso!

Apesar disso tudo, finalmente descobri uma coisa: eu ainda não era realmente bom escritor.

 

Se Você Teve Essa Mesma Epifania… Significa Que Não Está Só

Quando você bate no peito e assume que quer viver de escrever seus primeiros sentimentos serão confusão, frustração e aquela vozinha lá na cabeça que diz:

“Será que alguém se importa com o que tenho a dizer ou com a história que tenho para contar? ”.

É bem verdade que as respostas para esses dilemas de início de carreira não são tão simples assim de encontrar. Mas, eu tenho uma alternativa que poderá ajudá-lo nesse início de jornada.

Se você quer criar uma audiência em torno do seu nome e conquistar leitores interessados no que você tem a contar, faça uma única coisa.

Tone-se Melhor. Sempre!

 

“O Que Você Faz Quando, Ninguém Te Vê Fazendo…”

Como Conquistar Milhares de Leitores, Sem Vender Sua Alma - pratica- trabalho duro

O que você está fazendo quando ninguém está prestando atenção em você?

Para um escritor, só há uma única boa resposta para essa pergunta.

Que é?

Procrastinando. Praticando.

É isso que nós fazendo quando o resto do mundo está perdendo seu escasso tempo na Terra com o BBB, a novela ou o falecimento do Cristiano Araújo.

Nos livramos de todas as distrações e trabalhamos. Trabalhamos muito muito pesado. Deixa-se de lado essas bobagens que escrevem por aí de que precisamos ser conhecidos logo; devemos nos praticar concentrando-se em crescer como escritores.

Quer saber mais um segredo?

Para mim, tem dado certo. 😉

 

“Nós Somos O Que Queremos Ser…”

Como Conquistar Milhares de Leitores, Sem Vender Sua Alma - somos o que queremos ser

Eu entendo quando você diz que só ser um bom escritor não basta.

Realmente escrever não tarefa fácil, Paulo Coelho, em O Aleph, disse inclusive que é a profissão mais difícil que existe. Um profissional da escrita, porém, não irá se importar de treinar mais e mais.

Esqueça as distrações. Esqueça tentar se promover o tempo todo ou ficar falando por aí que você será o próximo Dan Brown.

Escreva!

Mas e a blogueira que tem milhões de seguidores no YouTube com o livro mais vendido no Brasil? Ela se promove o tempo todo no canal dela…

Sim. E também aposto que ela não treina a escrita quando ninguém está vendo… Bom, não vamos entrar no mérito de tentar entender o que ela faz quando ninguém está vendo… O que importa é: ela está tentando ser uma profissional da escrita? Quantos livros fenômenos como esses ela deve escrever durante sua vida?

Menos do que você que já pratica 4 horas/dia fazendo turno duplo entre o trabalho que te sustenta e o que você ama.

 

Considerações Finais

Como Conquistar Milhares de Leitores, Sem Vender Sua Alma capa

Concluindo, se alguém puder sair com uma lição desse artigo é: pratique!

Autopromoção é importante? É. Todavia, tente maneiras mais subversiva de construir sua tribo.

Como?

  • Segure um pouco seus contos. Não saia fazendo Spam divulgando-os.
  • Tenha um blog e atualize-o com frequência.
  • Escreva blogs posts e seja inteligente com o conteúdo compartilhado.
  • Seja silencioso, esconda-se dos holofotes por um tempo.
  • Gaste mais tempo praticando e lendo sobre como se um escritor melhor.

Você precisa ser bom quando tiver aquela grande ideia que será o seu Código da Vinci, Harry Potter e a Pedra Filosofal, O Hobbit ou qualquer outra obra capaz de catapultar sua carreira.

Não construa um cenário em que você já é um puta best seller; deixe as pessoas descobrirem-no. Abandone já essa paranoia sobre nunca ser descoberto. Em tempos de Amazon, Catarse e outras ferramentas de autopublicação, isso é ridículo.

É como meu amigo Daniel HDR vive dizendo: não precisa esperar até que uma editora o descubra. Você será descoberto quando perceber que o tempo de crisalida já passou e chegou o momento da borboleta (ou mariposa) bater asas e voar.

Em tempos de Internet, as pessoas estão de olho em você quer faça alguma coisa ou não. A pergunta então é:

O que você vai mostrar a elas?

O que achou desse turbilhão de ideias? Acha que o caminho certo de ter uma grande audiência é se tornar mais marqueteiro ou mais escritor? Compartilhe suas ideias nos comentários.

Escreva-me!

Você Não Vai Querer Perder o Próximo Post
Venha para a classe VIP da Escola de Escritores. Inscreva-se ao lado; fique por dentro das novidades do Vida de Escritor. Estamos preparando posts cada vez melhores (como esse) para você. Sério! Eu não ficaria de fora.
Também odiamos Spam! Seu e-mail está seguro conosco.

Vagner Abreu é o idealizador e editor-chefe do Vida de Escritor e especialista em Inbound Marketing (o Marketing de Conteúdo), certificado pela Hobspot Academy, USA e Acadêmico em Letras Inglês/Português pela Unisinos.

  • Lidiane Cunha

    Realmente o início de tudo é esse: escrever, mas escrever muito. Desde a infância sempre gostei de produzir redações e textos, normalmente era parabenizada pelos professores e até premiada pela obra prima rs Sonhava em ser médica, mas meus professores me diziam “você vai ser jornalista, escreve muito bem”…e depois de anos…graduada em jornalismo (eles estavam certos rs)! Tenho muita vontade de ser escritora “profissa” escrever para vários meios de comunicação e tals…Mas sei que ainda preciso de muito trabalho a sós e agregando conhecimento tipo…nesse site que acabei de descobrir. Parabéns pelo trabalho e pelas super dicas deixadas nesta página…e lá vamos nós rsrs