O Segredo Para Escrever Muito Bem… é Fazer Bem Rápido!

Escrevi esse post enquanto saí para minha corrida matinal de 40 minutos… #MENTIRA.

 

Olá escritor

O post da Graziella – nossa primeira colunista menina – gerou um efeito instantâneo em mim: me fez pensar sobre a relação entre um artigo escrito RAPIDAMENTE e um realmente BEM ESCRITO.

E a grande verdade é que:

Um texto só pode ser bem escrito se você o escrevê-lo rapidamente. Não deveria ser o oposto? Então acompanhe meu raciocínio logo abaixo.

Qualidade é Agilidade

Atualmente, por ter que entregar basicamente de cinco a sete artigos por semana, acostumei a escrever mais de 1.000 palavras em menos de meia hora sem parar e respirar.

Essa habilidade foi desenvolvida lá nos meus primeiros anos como repórter. E você entenderá ao longo desse artigo que também é possível aliar rapidez e qualidade, mesmo sem ter passado por uma redação de jornal.

Quer saber como?

Pois, sente que lá vem a história…

 

Tive Que Aprender a Ser Rápido

escrever rapido e melhor - reporterQuando se é repórter, não existe muita opção:  você é rápido ou pode procurar um novo emprego.

Me acompanhe nesse raciocínio.

Acontece um acidente na avenida mais movimentada da cidade.

São 17h da tarde (faltam apenas uma hora para fechar a edição) e você sabe que levará pelo menos 30 minutos para se deslocar na sede do jornal até o local do acidente; ouvir cada uma das fontes envolvidas  – incluído as autoridades competentes – e voltar.

Sobram 30 minutos para escrever a matéria que, você sabe, será o assunto na cidade. Em outras palavras: a manchete da primeira página.

Ou seja: seu texto deve passar a informação, fazer as pessoas refletirem sobre o que está acontecendo na sociedade e tudo isso demanda QUALIDADE.

Mas, infelizmente, agora você só tem 24 minutos.

É que, ao subir o prédio do jornal, estava tão apressado que trombou com a “tia da limpeza” forçando-o ter que parar e ajudá-la.

Seu Chefe de Redação diz que está fechando em 20 minutos e quer agora a matéria de capa do acidente na avenida… Toda aquela redação que requer tanta qualidade terá que ser feita agora. Não pode ser depois.

E você só tem 20 minutos.

E agora? O que faz?

Senta a bunda na cadeira e escreve.

 

Quando a Pressão é Amiga da Perfeição Qualidade

Ok, o exemplo acima é um caso extremo, porém muito comum na vida do repórter.

Sem alternativas, tudo o que pode fazer é dar o melhor de si no tempo que lhe resta. E não é que, ainda assim, saem textos bons dessa pressão?

Claro que se o jornalista tivesse 2 horas ou mais para redigir, sairia uma matéria brilhante ao ponto de comover o leitor. Isso serve para nós escritores ou redatores online também. Não importa quando tempo o editor/cliente dê, sempre é possível criar bastante quando se está com o prazo estourando.

Ainda hoje é assim para mim 😉

 

Mas Quando Eu For Um Autor Publicado Terei Tempo…

George RR MartinNão é bem assim.

Pegamos como exemplo a pressão que os fãs de George R. R. Martin fazem para que o velhinho lance seu próximo livro antes de morrer. Saiba mais sobre isso.

Claro que meu posicionamento aqui não é a favor dessa cobrança dos leitores. Afinal, “Martin não é sua vadia”, como bem disse o Gaiman.

O que tem que ficar claro é que você não é o autor de “As Crônicas de Gelo e Fogo”. Ele não precisa mais se provar para ninguém; já tem leitores interessados e editoras querendo publicá-lo no mundo inteiro.

Todavia, quem começa na área criativa precisa aprender logo a ser uma… com o perdão do meu francês… p*#@.

E uma p*#@ das bem competente mesmo. Daquelas que vai logo para os “finalmente”, não enrola, e que ainda deixe seu “consumidor” satisfeito não importando quantas vezes ele lhe queira.

O que? “Consumidor” é uma palavra muito forte? Você não quer que sua obra de arte seja rebaixada a um simples produto? Nem mesmo como projeto?

Então, vá já preparando um novo teste vocacional.

“Escrever não é arte?”

É.

“Então, não preciso ter essa visão capitalista sobre a minha criação? ”

Não.

No entanto, seu editor terá, o diretor da editora terá, o Marketing terá… e, claro, o leitor que paga e não faz download ilegal terá.

 

Por que o Melhor Texto é Feito Rapidamente?

Essa é fácil: nem sempre se terá tempo de parar e revisar.

Quando está escrevendo, mesmo que não exista um prazo para fazê-lo, precisa aprender a lutar contra suas emoções e as milhões de ideias que querem sair da sua cabeça e pousar no papel.

Aquele plot a ser resolvido, aquele cliffhanger que fará o leitor pular mais do que rapidamente a página ou aquela cena que trará mais profundidade ao protagonista; nada disso espera você estar pronto.

 

Como Escrever Rapidamente e Com Qualidade

É claro que, depois de passar por uma redação de jornal e tornar-me freelancer – ou seja, quanto mais rápido escrever, mais trabalho ganho –, é fácil para mim escrever.

Nem sempre foi assim.

As primeiras matérias que escrevi não passavam de notinhas de um quarto de lauda (umas cinco linhas do Word sem apelar para font size 29).

Redação que enchesse uma página inteira de jornal? Somente depois de 2 meses praticando TODOS os dias.

E se algum dia acordasse sem vontade de escrever (criatividade)?

Podia procurar um novo emprego.

 

Antes da Faixa Preta, Tem Muita Flexão de Braço

escrever rapido e melhor - correndo

Já que o ano começa sempre depois do Carnaval, dessa vez resolvi voltar a correr. Uma atividade que fazia com frequência a uns quatro anos atrás (quando era repórter).

Logo, estarei correndo todos os dias. E é provável que esteja em boa forma e gostando de fazê-lo. Daí, deixarei de correr 2 km/dia para correr 5. Em seguida 6 ou 7.

Quem sabe quando conversarmos em maio já estarei correndo 10 km/dia?

Cada vez que me acostumo com a corrida, torna-se mais fácil fazê-la e também menos cansativa.

 

Mas o Que Isso Tem a Ver Com a Escrita?

A Prática.

No começo, você não consegue correr todos os dias – não sem sentir dores musculares. Assim será a sua escrita: ela vai ser lenta, cheia de erros e com um design horrível.

E chegará o dia em que se sentirá satisfeito com o que jogou no papel.

Como? Porque, nesse momento, se dará conta que o simples ato de escrever todos os dias, não importa o que seja, o fará melhor. Tente não pensar muito nessa fase de preparação. Apenas escreva.

Também não dê ouvido as dúvidas que surgem na sua cabeça. Apenas escreva.

Na primeira semana, achará suas construções terríveis.

Em alguns meses perceberá que está melhor a cada dia. Isso é normal. Assim como a corrida fortalece os músculos, escrever diariamente faz seu cérebro memorizar cada etapa da rotina.

Ele está se acostumando com a prática. Lenta, mas seguramente, está ficando mais fácil.

 

Ainda Não Sou Bom o Suficiente

praticar coverSeis anos já se passaram desde que eu ganho a vida escrevendo… Mas ainda não posso dizer que estou no meu auge.

Não sou um mestre, estou aprendendo a ser. É para isso que o Vida de Escritor existe. Para compartilhar contigo o que aprendo.

Seja na escrita, corrida ou qualquer outra atividade que amamos fazer. Faz parte querer ser Faixa Preta da noite para o dia. Só que isso não vai acontecer.

As melhores habilidades que você quererá aprender levam dias para desenvolverem-se e mais ainda para aprimorá-las. Porém, esses dias chegarão.

 

Tanto Esforço Para Nada

Claro, quando isso acontecer, não será o bastante.

Você descobre o que ama fazer e sempre quererá melhorar nisso. O que é extremamente difícil. Essa é a graça.

Sempre haverá uma voz na sua cabeça dizendo que o texto não está bom, que você não nasceu para isso e que outros já escreveram tal coisa. No final será você quem decidirá dar ouvidos a ela.

O que é que foi comentamos acima?

É por esse motivo que ser Faixa Preta no caratê é apenas o início de uma nova etapa.

Em seguida, contam-se os Dans.

escrever rapido e melhor - remar

 

Pinte a Cerca, Pequeno Gafanhoto

Uma vez que você sabe que escrever é a sua paixão, nunca mais deve ver isso com indiferença por causa da rotina sobrecarregada. Afinal, você ama fazer isso então tudo o que tem a fazer é  ser melhor.

E o talento? Não serve para nada sem a prática. De verdade.

Concorda? Discorda? E esse sentimento de que você deveria estar escrevendo ao invés de passar o final de semana assistindo maratona de House of Cards?

A escolha, no final, é sua.

Se você gostou desse artigo, deveria inscrever-se abaixo para receber as atualizações do Vida de Escritor diretamente no seu e-mail.

Você Não Vai Querer Perder o Próximo Post
Venha para a classe VIP da Escola de Escritores. Inscreva-se ao lado; fique por dentro das novidades do Vida de Escritor. Estamos preparando posts cada vez melhores (como esse) para você. Sério! Eu não ficaria de fora.
Também odiamos Spam! Seu e-mail está seguro conosco.

Vagner Abreu é o idealizador e editor-chefe do Vida de Escritor e especialista em Inbound Marketing (o Marketing de Conteúdo), certificado pela Hobspot Academy, USA e Acadêmico em Letras Inglês/Português pela Unisinos.

  • Ter um caderno de anotações em paralelo ao texto principal também agiliza, com frases, diálogos, ideias aleatórias, etc. E não precisa ser algo bem construído, só escrita mais expontânea. Um bolso de ideias.

    Hoje mesmo estava precisando de um diálogo para a HQ que estou escrevendo e corri pra ele, e lá estava minha salvação.

    • vagnerdabreu

      Excelente argumento Dr. Griffin.
      Eu sempre escrevo TUDO no caderno primeiro. Só depois que vai para o Word. É no papel que consigo jogar as ideias. No papel pode ficar feio. Ninguém vai ver.
      Somente depois essas ideias serão organizadas e reescritas no notebook.

  • Hanariel

    “Seu texto deve passar a informação, fazer as pessoas questionarem suas atitudes no volante”
    parei de ler ai.

    • vagnerdabreu

      Só porque o maior veiculo de comunicação da America latina quer que a gente acredite. Nem os melhores jornais do EUA e da Europa pregam essa imparcialidade que vendem aqui.

    • vagnerdabreu

      Você está certissíma em seu comentário Hanariel. Não é função do repórter fazer as pessoas questionarem nada. A função dele é informar um fato. Eu me expressei completamente mal e troquei porque nesse sentido fui um péssimo repórter kkkk… Sempre me preocupei mais com o questionamento social do que com o fato em si. Daí porque saí da redação para ser redator freelancer.

  • Renata

    Rapaz, percebeu que tu LITERALMENTE acabou de mudar o raio da minha vida?! Eu
    andava mega sem inspiração e agora ela tá voltando, mas mais lenta do que eu tava imaginando, –‘. (Por que isso acontece? Favor escrever um texto tratando disso porque eu PRECISO saber!)
    Agora eu me sinto absurdamente melhor, porém, preciso acelerar o meu ritmo de escrita e preferencialmente, conciliar estudos pra FUCKING três concursos e meus contos, fanfic e romance.

    • Kéfren D’Utafle

      Sobre inspiração, um roteirista de quadrinhos que não me lembro o nome (mas é Top Foda) disse “se vc não consegue terminar de escrever um texto é pq algo que já foi feito nele não funciona”.
      No fim, o melhor amigo da inspiração é o backspace.

      • vagnerdabreu

        É isso aí Kéfren. Primeiro você liga a torneira e deixa a água correr (suas ideias). Depois você pega a peneira e escolhe o que passa e o que não passa por ela.
        O trabalho de escrever se divide em muitas etapas:
        1. Escrever no rascunho
        2. Revisar o rascunho
        3. Reescrever no rascunho
        4. Passar essa reescrição para a versão oficia
        5. Revisar a versão oficial
        6. Reescrever a versão oficial.

    • vagnerdabreu

      Olá Renata.

      Muito obrigado, de coração, pelo seu depoimento. Não imaginei que um artigo tão rápido de escrever e tão rotineiro poderia mudar a sua vida. Isso só me diz que tá na hora do Vida de Escritor virar um livro 😉

      Me cobre um artigo sobre a Musa das Inspiração e como recuperá-la tá?

      Adorei saber que você está se sentindo melhor com o meu texto e nunca se esqueça que você pode investir muito tempo da sua jornada escrevendo muitos rascunhos. Aqueles que só você lerá. Não tenha medo de falar merda para o rascunho, afinal, só você vai ler. E depois, quando estiver incorporado o espírito do Exu Revisor é que deve ter rigor com o que foi escrito.

      Primeiro a Pomba-Gira Escritora vai teclando feito louca… Outro dia encane o espírito do revisor.

    • vagnerdabreu

      Olá renata.
      Você sugeriu um post sobre a inspiração? Eis que a nossa nova colunista, a Soraya, resolveu atender ao seu pedido. 🙂
      Ela escreveu esse post novo no VdE justamente sobre como trabalhar com a inspiração. Enjoy!
      http://www.vidadeescritor.com.br/de-onde-vem-a-inspiracao-2/

  • Ceres

    A gente tem a mania de achar desculpas para não colocar as palavras no papel. Sempre é possível, mesmo quando Murphy resolve ser uma personagem constante na vida da gente.

    • vagnerdabreu

      Parece que escrever é uma luta constante contra o ato de não escrever né Ceres? Nem sempre é fácil tirar algo de sua alma para expor às pessoas 😉

  • Giorgio Cappelli

    Imagino que a pressão está para o escritor assim como o orçamento baixo para um produtor de filmes. Ou você se vira ou nada acontece.