Passageiros da Plataforma 9 3/4

Há 20 anos Harry Potter era lançado no Reino Unido e ninguém poderia imaginar o impacto que a obra causaria na vida de tanta gente. O livro chegou a ser recusado por doze editoras e sua primeira publicação teve uma tiragem de 500 livros. Hoje J. K. Rowling já alcançou mais de 200 territórios no mundo inteiro com seus sete livros da saga do simpático bruxinho.

 

Por que Harry Potter conquistou o mundo?

Harry Potter é mais que um livro. É uma história que tem uma forte conexão com a realidade de milhares de leitores. O enredo vai da aventura ao romance, passando por situações vividas em nossa realidade, como preconceito, injustiça e intolerância e traz uma alta dose de coragem, determinação e força. Lemos em cada fase da história, uma lição de moral dada de forma muito sutil. Exemplos disso é a amizade de Rony e Hermione, que mesmo quando ninguém acreditava em Harry, eles nunca o abandonavam. Juntos foram em busca da Pedra Filosofal sem sequer pensar nos perigos que enfrentariam. Pode-se confirmar tamanha cumplicidade em todos os livros da saga. Valores da família também são vistos na trama na relação de Harry com a família Weasley, que mesmo com situação financeira abaixo da média sempre deram o mais importante aos filhos, o amor. E não hesitaram em acolher o pequeno bruxo.  Eles se tornaram o refúgio de Harry, ao lado deles ele descobriu o que era um lar.

Além de muitos valores, a história traz curiosidades incríveis sobre a vida da escritora J.K. . Os dementadores são uma dessas curiosidades. Eles representam a depressão pela qual a escritora passou após a morte da mãe. Representam as sensações de medo, e a lembrança sempre presente dos fatos ruins vividos. Em contrapartida, Rowling traz uma mensagem de esperança e força com “Expecto Patronum”. O tal feitiço cria um guardião composto por energias positivas. Para acioná-lo o bruxo precisa de memórias extremamente felizes. Essa é a forma mais sutil e incrível de incutir na mente das pessoas a importância de portar pensamentos positivos para afastar os “dementadores” da vida real.

A saga do bruxinho Harry ganhou o mundo e mudou o mundo de muita gente. Através do livro pessoas descobriram o gosto pela leitura. Alguns passaram enxergar a vida de formas diferentes e melhores, muitos aprenderam a lidar com seus problemas pessoais de forma mais leve e aceitando sua própria forma de ser e aprenderam a respeitar as diferentes formas de ser de cada indivíduo. Os sete livros são uma verdadeira história de inclusão.

O bruxinho mais amado do mundo ganhou homenagens por vários cantos, como a estação de trem de King’s Cross em Londres, foi montado um local em homenagem à Plataforma 9 3/4, onde traz um carrinho com malas e uma gaiola atravessando a parede. Fora os muitos parques temáticos construídos ao redor do mundo, peças teatrais que encenam as cenas mais marcantes do filme. Até mesmo aqui no Brasil em Campos do Jordão foi criada a Escola de Bruxaria e Magia onde os alunos podem participar de um campeonato de quadribol ao final da temporada.

 

Campos do Jordão (SP)

 

Londres

 

E para comemorar os 20 anos do lançamento do primeiro livro da saga, a editora Bloomsbury que é a responsável pela publicação dos livros na Inglaterra, lançou a Pedra Filosofal com capas lindíssimas que representam as casas da Hogwarts! Os livros trazem ilustrações magníficas do artista Levi Pinfold. Aqui no Brasil também tem comemoração, é claro! A Rocco se juntou à Amazon no lançamento de um box comemorativo, onde cada capa terá uma ilustração inédita.

 

     

 

Harry Potter é atemporal. Uma história infantil que até hoje conquista leitores de todas as idades. É uma grande viagem mágica dentro de nós mesmos.

 

Você Não Vai Querer Perder o Próximo Post
Venha para a classe VIP da Escola de Escritores. Inscreva-se ao lado; fique por dentro das novidades do Vida de Escritor. Estamos preparando posts cada vez melhores (como esse) para você. Sério! Eu não ficaria de fora.
Também odiamos Spam! Seu e-mail está seguro conosco.

Perla de Castro é fotógrafa em Queimados,RJ.Formada em Administração e Design Gráfico.Devoradora de livros e viciada em fotografar tudo que vê por perto. Escreve desde os 11 anos e nunca parou. Preenche o tempo vago respondendo cartas e assistindo séries. Questiona tudo o tempo todo e adora observar. Escritora amadora e gostaria de ter vivido na mesma época que Fitzgerald, Gertrude Stein e Hemingway.